Apoiamos crianças em São Tomé em Príncipe
Inseridos num território muito pobre os centros comunitários e as creches são indispensáveis no apoio a centenas de crianças de São Tomé, preparando-as para entrarem no ensino básico, providenciando alimentação, cuidados de higiene e educação pré-escolar.
1. Projeto Creche Criança é Vida

A Creche Criança é Vida é providencia as necessidades básicas da criança, designadamente, a educação, e a alimentação, mas é também um centro de formação de professores para lecionaram em futuras escolas a serem abertas no território de S. Tomé e Príncipe, com o apoio no terreno da JOCUM - Juventude Com Uma Missão.
Jesus disse: “Mais bem aventurada coisa é dar que receber”. Um antigo secretário geral da ONU disse “não há maior força nesta terra do que a força de um voluntário“. Estou de pleno acordo, é isto que fazemos em STP, voluntariamente servimos e avançamos com este projeto. São 10 professores, 4 funcionários e muitos outros voluntários para cuidar de 200 crianças, nutrindo-as e preparando-as para o ingresso na vida académica, refere o Pastor Salomão Oliveira, líder geral do projeto.
Fundada em 1999, a creche está inserida numa propriedade de 20.000m2, onde funciona a sede da ONG Jovens Com Uma Missão, a qual assegura o apoio regular à liderança e equipa pedagógica da creche.

Necessidades:
1. A futura cozinha da creche é o principal desafio. O objetivo é requalificar a cozinha e o refeitório de forma a estarem ligados com cobertura e a oferecerem as devidas condições de higiene e segurança.
2. A construção de balneários é da maior importância, pois a higiene é uma necessidade premente em termos de saúde pública.
Orçamento do projeto (Set. 2020):
35.000,00 Euros
Custos de operação mensais: 1.750,00 Euros

Na imagem ao lado vemos a cerimónia de graduação dos alegres alunos da Creche Criança é Vida, agora melhor preparados para ingressarem no ensino básico.
Contatos:
Ilha de São Tomé, distrito de Mé-Zochi, bairro Caixão Grande / Margarida Manuel
Em Portugal:
ABLA com sede em Carcavelos, em articulação coma JOCUM de São Tomé e Príncipe

2. Projeto “Desú Sá Búá ”

Através de dois centros comunitários, um em Água-Izé, distrito de Cantagalo, apoiando 100 crianças e outro em Água Arroz, no distrito de Água Grande, apoiando 60 crianças, a A.M.A (Associação Missionária e Assistencial) providencia há 21 anos, aulas de educação, higiene pessoal e alimentação entre outras atividades.
Em São Tomé e Príncipe existem muitas crianças na faixa pré-escolar que ainda não têm acesso ao ensino devido a frágeis condições sociofamiliares. Para responder a esse desafio foi implementado o programa PEPE no Projeto Desú sá Buá. Como resultado do PEPE muitas famílias em São Tomé tiveram a alegria de ver os seus filhos (cerca de 100 crianças) melhor preparadas e inscritas no ensino básico, que de outro modo seria muito difícil.
Os desafios correntes são a alimentação, os materiais didáticos e os materiais de higiene pessoal.
Necessidades:
1. Acabamento da cozinha e dos sanitários
2. Melhoramento da área destinada ao lazer e desporto
3. Implantação de uma horta para fornecer legumes e verduras
4. Compra de materiais para fazer mais cadeiras e mesas para as salas de aulas
Contatos:
AMA – Associação Missionária e Assistencial
Água Izé - Distrito de Cantagalo – São Tomé e Príncipe
Em Portugal:
Associação Ser Alternativa com sede em Mem Martins.
https://seralternativa.pt/ser-alternativa/



3. Programa de alfabetização para crianças, jovens e adultos

A Alfalit Internacional é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1961, já alfabetizou mais de 9 milhões de pessoas, servindo vários países. Com o objetivo de servir Portugal e os países africanos de expressão oficial portuguesa, foi criada a Alfalit Portugal, com o propósito de dinamizar um programa de alfabetização para crianças, jovens e adultos.
A Alfalit tem sido reconhecida internacionalmente (inclusive pela UNESCO) como uma organização que possui programas de alfabetização dos mais completos e efetivos, devido à sua metodologia eficiente e à qualidade dos seus materiais.
O método de alfabetização da Alfalit baseia-se num programa muito simples e sistemático que permite aos alunos aprender a ler, a escrever e a resolver problemas de matemática básica num curto espaço de tempo.
Iniciamos o programa de alfabetização em São Tomé e Príncipe em 2018, e a recetividade por parte da população foi muito positiva. Contudo, fruto da pandemia tivemos de parar o projeto em 2020 e só retomamos em março de 2021.
Atualmente frequentam o nosso programa de alfabetização 898 alunos com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos. Nos Jardins de Infância o objetivo é fornecer manuais aos educadores que possibilitem o planeamento, intervenção e avaliação das aulas e manuais às crianças com o objetivo de proporcionar diversas experiências de aprendizagem e motivação pela educação.
As restantes idades frequentam as aulas de reforço e aulas de alfabetização. As aulas de reforço são para as crianças que frequentam o ensino escolar, mas que continuam a não saber ler e escrever. As aulas realizam-se na própria escola, com professores aptos a ensinar através da metodologia da Alfalit. As aulas de alfabetização estão direcionadas para todas as crianças que não frequentam o ensino escolar, estas aulas muitas vezes são dadas em instituições e na rua.
Temos como objetivo para este ano letivo 2023/2024 mil e duzentos (1200) alunos. A nossa maior necessidade está no levantamento de fundos para os manuais. Para que possam ter uma noção o valor dos manuais para os 1200 alunos e professores é de treze mil euros.
Gratos
Ari Gomes





Contatos:
ALFALIT – ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL DE COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO
Estrada da Circunvalação Lote 2, 1800-136 Lisboa
919984826